Segundo Catriona, nos próximos dezoito meses, algumas questões interessantes estarão em evidência. O futuro do luxo, a redefinição do conceito de natural, o high & low, a sustentabilidade, a ligação com a tecnologia e a nova identidade da classe média são alguns dos grandes temas que ganharão ainda mais peso.
Ao organizar todo esse conteúdo, o WGSN identificou a hiper-cultura, a neutralidade radical e o eco hedonismo como as três grandes tendências para o inverno 2013.
A primeira fala da grande mistura de estilos, valores e ícones, com origens culturais diferentes. Os países que se destacam nessa tendência são os novos emergentes, entre eles Egipto, Turquia, África do Sul, Colômbia e Indonésia. As referências virão da mistura entre antigas tradições e a rapidez da Internet. Desse caldo cultural, nascido do encontro entre Oriente e Ocidente, deve surgir uma herança global. Os padrões e estampas que lembram essa sensação étnica são um bom exemplo. Uma das influências vem do Japão, das formas híbridas propostas pelo estilista Kenzo nos anos 1980. Em contraste, haverá muita alfaiataria com detalhes que remetem a esse passado cultural, como paletós super-clean com bordados indígenas na lapela.
Na segunda macro tendência, chamada de neutralidade radical, duas vertentes chamam a atenção: a androginia e o minimalismo. O sucesso de modelos como Andrej Pejic (foto) já é um indício desse caminho. A filosofia básica está centrado no fato de os novos radicais serem os moderados e de o activismo – tanto político quanto social – ganhar um contorno diferente, de protesto silencioso.
O reflexo na moda são os tons claros, apagados, e as formas que não definem gênero (aliás, cada vez mais o mercado deve oferecer produtos que servem tanto para homens quanto para mulheres). É nesse ponto que outro importante designer japonês mostra sua força: Yohji Yamamoto, com suas silhuetas que causaram estranheza nos anos 1980.
O último item é o eco hedonismo, que tem raízes na sustentabilidade. Aqui, a ecologia e a natureza são os pontos de destaque, inclusive com propostas para o mercado de luxo, que deve voltar os olhos para esses temas. Tudo que é natural ganhará uma abordagem sofisticada, da moda ao comportamento, da gastronomia à beleza. Por isso os tons terrosos, que lembram a natureza, são importantes. Assim como materiais como o couro. Plumas e rendas naturais voltam à tona. E o rústico ganha importância. O balanço entre o simples e o sofisticado, o exagerado e o minimalista, o super colorido e o absolutamente sem cor é que deve guiar a moda (e o estilo) nos próximos meses. Sem nunca perder de vista que a experiência para o consumidor é fundamental!
Aqui estão os vídeos sobre estas tendências:
Neutralidade Radical Macrotrend AW12 13 WGSN on Vimeo
http://youtu.be/vk2d06P0m34HyperCultura Macrotrend AW12 13 WGSN on Vimeo
http://youtu.be/3Hn9tK9SklAEco Hedonismo Macrotrend AW12 13 WGSN on Vimeo
http://youtu.be/2-RpHmqtgjAResumindo...
- Hipercultura: Um mix de estilos culturais representados pelos países Egito, Indonésia, Turquia, Colômbia e África do Sul. Estampas de etnias misturadas com alfaiataria e influências do Japão.
Inspirada em diversas cultural orientais e ocidentais, a web democratiza a história cultural com novas estéticas e múltiplas influências, inclusive de antigas tradições. Destaque para a estética japonesa no guarda-roupa feminino, como as colecções da Kenzo dos anos 80, além de lãs grossas e mistura de estampas geométricas, xadrezes e indígenas. Já no guarda-roupa masculino, as padronagens são fragmentadas, com tecidos reversíveis e p espontos decorativos. Para as crianças, aparece o toque urbano e casual em sarjas com detalhes e cores brilhantes, e muitas, muitas estampas. As cores passeiam entre as fortes, sintéticas e pastéis.
-Neutralidade radical: Com bastante androginia e minimalismo. Exemplos de uma nova ideologia, não saber se é para o público masculino ou feminino, produto servir para ambos.
Em meio ao caos urbano, a busca pela neutralidade se to
rna essencial. Surgem as roupas e rostos unissex, estruturas minimalistas e produtos com múltiplas funções, tudo com cores suaves. No feminino teremos formas que se afastam do corpo, tecidos naturais, barras inacabadas, tecidos amassados, cortes a laser contrastando com a alfaiataria em tecidos sintéticos. No masculino, aparece a alfaiataria minimalista, com golas e lapelas estreitas, a silhueta alongada, looks estruturais e efeitos de sombreamento.
-Eco hedonismo: Tudo natural, sustentável e com um
envolvimento na natureza. Couro, pluma, renda e uma pegada rústica, misturando o básico com exagerado.
O luxo mesclado à natureza, uma estética enigmática, hedonista. Nos looks femininos os ombros são exagerados, decotes altos e muitas camadas, aparecem também as transparências, penas e peles. No masculino surgem os tecidos transpassados, tweed, jacquard, brim e cambraias em silhuetas drapeadas. No guarda-roupa infantil, a mistura de texturas lisas e rústicas. As cores são terrosas, além do vermelho escuro, ocre e laranja queimado.
Em Itália ditam outras modas e outras tendências:
Especializada em pesquisas globais de tendências, a Design Options apresenta suas sugestões de temas e paletas que regerão o trabalho de designers e criadores na elaboração das coleções para a moda feminina do outono inverno 2013. São quatro temáticas ao todo: “Futuro Retrô, Ilustrações e estampas, Casa de Estilo eExpressões Árticas”. Essas surgem trabalhadas com nuances que capturam o espírito e o clima sugeridos para a moda dos próximos anos.
Futuro retro
De elementos intangíveis e das diferentes texturas marcantes de décadas, surgem as nuances que colorem a paleta proposta a partir desse tema. Variações de azul do céu e o colorido intenso de plumas são refletidos nas cores: vinho, cinza, laranja, uva e azul pigmentados de forma igualmente intensa.
Além dessas, opções de acabamentos metalizados ressoam glamour com inserções de brilhos aplicadas sobre bases de superfícies sedosas. Os resultados dessas influências conquistam ares nostálgicos que valorizam visuais delicados confeccionados com silhuetas soltinhas e graciosas.
Ilustrações e estampados
Efeitos dramáticos, motivos geométricos e até os étnicos interferem na cartela cromática-nuances intensas de azuis e avermelhados as cores predominantes. Vale destacar também as pinceladas de marrons escuros e do turquesa que tendem a iluminar as colecções do outono inverno 2013.dessa temática. O contrataste de tons quentes e frios surge com tom em sedas fininhas e malhas estampadas. Assim, são nuances intensas de azuis e avermelhados as cores predominantes. Vale destacar também as pinceladas de marrons escuros e do turquesa que tendem a iluminar as coleções do outono inverno 2013.
Casa de estilo
Esse tema vem com cores mais discretas e suaves. Olhares delicados trazem em sombras esfumaçadas as nuances claras de cinzas e rosados, com os esforços graciosos para essa temporada. Sugeridos, sobretudo, para peças de alfaiataria e tricô, tons esverdeados e azul icy complementam a paleta.Expressões árcticas
Em contraste com as paisagens árcticas, são os tons quentes os sugeridos através dessa temática. Da fauna e, sobretudo, da estamparia que retrata esses elementos vemos marrons, beges, cinzas, laranjas pálidos e vermelhos intensos chegarem para conferir cor às colecções. Dessa forma, essas cores sugerem visuais mais aconchegantes e confortáveis para os dias frios.+ Pesquisas:
A/W 2012/2013 PRINT TRENDS
Hermes 40’s Tie prints – Think small geometrics and dashing men.
Para os Jeans:
For the Winter 2012/2013 collection VICUNHA has developed special processes in spinning and weaving which aim to give the final product an extra degree of softness. This goes handin- hand with the “Dressual” trend, which mixes sartorial techniques with denim wear. Combed yarn is used in some of the denims, revisiting this concept with an entirely new finesse in color and finishing. The collection also presents new coating finishings, which improve and simplify laundering.
Because of the very high cotton prices, VICUNHA has used more alternative fibres with an emphasis on recycled polyester from plastic bottles. Here as well, the emphasis is on the greatest possible use of eco-friendly production alternatives while maintaining a natural cotton feel to the fabrics. „We invest continually in sustainability,” asserts Dislich. “This is important for us in all areas of the product. An added aspect – also important – is being a vanguard worldwide.”
LEVITATION
This idea was born around the original concept of a good casual denim shirt. The focus is on light fabrics, sophisticated and incorporating combed cotton, fancy finishing and intense warm winter colors, adding some stretch in certain cases.
MOOVE
Fashion for girls and ladies: a collection concept and performance coupled with just the right indigo color make this one of the most important stretch collections available today.
LIVING IN THE CITY
Modern city life demands practicality and functional elegance, without losing that necessarycoolness. That is wherecoolness. That is where VICUNHA denim comes in,casual qualities for a generation of city dwellers.
ESSENTIAL
This is the center of gravity of VICUNHA’s denim collection: sought-after traditional articles with original features and adapted to today’s needs with a fresh approach. Cool styles that no mature collection should be without.
SUPERIOR
Superior through and through, from the spinning to structure and finishing, this is denim culture for the most demanding customer, that still stays authentic and needs no make-up.
BLACK POWER
Celebrating the black-denim concept, black is still in. For this winter season we go to a much lighter power stretch, an unparalleled symbiosis of structure and color.
SUNDAE
Special denim at its very best: extreme fashion quality in a leather optic, for instance as shoe material. The topping on the ice-cream.
Color Denim
VICUNHA’s mature product range is complemented in color denim by 8 further styles rounding off 29 articles. Perfect for chinos, whose fashion revival has become a reality with economic strength. Casual qualities for a comfortable vintage feel in 9 to 12-oz comfort and power stretch articles that present a new range of possibilities.
Acessórios
Tendências USA
3 comentários:
Incível!!!! Muito obrigada por compartilhar as informações!!!
Parabéns pelo conteúdo!
Enviar um comentário